Afinações dos mais variados estilos!

Exibições: 87

Respostas a este tópico

Como Afinar a Viola 


        Afinar a viola caipira pode muitas vezes ser uma tarefa ingrata! Dependendo do modelo da viola e principalmente das tarrachas, afinar a viola pode ser muito difícil. Mais difícil ainda pode ser a viola se manter afinada.

        Entretanto, as violas mais modernas já estão se apresentando com modelos de tarrachas parecidas com de guitarras ou violões de aço, que seguram bem a afinação e permitem uma boa precisão. A foto da viola apresentada na página Viola Caipira mostra esse tipo de tarracha.

        Mas se sua viola não possui esse tipo de tarracha, não se desespere. Ela pode ser afinada, só que com um pouco mais de trabalho.

        Para as pessoas iniciantes, que nunca tocaram nenhum tipo de instrumento, recomendamos que seja adquirido um afinador eletrônico, do tipo cromático, que dá todas as notas. Com ele a tarefa de afinar a viola fica extremamente facilitada.

        A seguir, apresentaremos os passos básicos para se afinar uma viola em Cebolão Ré Maior, utilizando-se um diapasão que dá a nota Lá 440 Hz. Entretanto, se não tiver um diapasão não tem problema, um outro instrumento qualquer pode servir de fonte para afinar a viola.

        O gráfico abaixo é muito útil para se afinar a viola. Veja:

 

 

        (Para aqueles que não conhecem cifras, ou seja, os nomes das notas representadas por letras, clique aqui. Sempre iremos nos referir às notas pelas suas letras)

        O gráfico acima, representa o braço da viola e a relação entre as cordas. Ele é como se estivesse com a viola no colo, com as cordas para cima e a cabeça do instrumento para a esquerda. Assim, o par que vemos no gráfico como o par de baixo, é o par mais grave, e o par de cima, o mais agudo.

        As notas A, D, F#, A, D, mostradas à esquerda, dentro do que representa a cabeça da viola, são as notas emitidas por cada par quando as cordas são tocadas soltas. Assim temos as notas em que cada corda deve ser afinada:

1º par - uníssono: D  (mais agudo)

2º par - uníssono: A

3º par - oitavado: F#

4º par - oitavado: D

5º par - oitavado: A  (mais grave)

 

 

Primeiro Passo

        No gráfico, na sétima casa do 1º par, temos uma nota A apresentada e um diapasão apontando para ela. Isso significa que, se se estiver utilizando um diapasão, essa nota será o A 440 Hz. Assim pressiona-se a 7ª casa do primeiro par e se afina as duas cordas de acordo com o diapasão.

        Se não se tiver um diapasão, qualquer outro instrumento pode dar a nota necessária para se afinar a viola. Assim, um violão ou um piano pode dar a nota D para se afinar o primeiro par solto.

        Com o primeiro par afinado, pode-se afinar a corda mais fina do 4º par. Essa corda fina do 4º par deve estar afinada em uníssono (mesma nota e altura) que as duas cordas do primeiro par. Já temos assim, três cordas afinadas.

 

 

Segundo Passo

        Pode-se notar, pelo gráfico acima, que ao se tocar o 2º par na quinta casa, produz-se a nota do 1º par solto. Como nesse momento já temos as duas cordas do 1º par afinadas, podemos afinar o 2º par, apertando ou soltando as cordas dele de forma que a nota produzida seja igual às do 1º par quando tocado solto.

        Com as duas cordas do 2º par afinadas, devemos afinar a corda fina do 5º par (mais grave) com a mesma nota do 2º par, assim como fizemos no primeiro passo com a corda fina do 4º par. Entretanto, agora, a corda fina do 5º par deve ser igual às cordas do 2º par solto. Assim temos seis cordas afinadas ao todo.

 

 

Terceiro Passo

        Vamos agora afinar a corda grossa do 3º par. Como podemos ver no gráfico, pressionando-se a corda grossa do 3º par, temos a nota dada pelo 2º par solto. Assim afinamos somente a corda grossa do 3º par. Temos 7 cordas afinadas.

 

 

Quarto Passo

        Da mesma maneira que a corda grossa do 3º par, iremos afinar a corda grossa do 4º par, só que tocando-a na quarta casa (veja o gráfico). Temos 8 cordas afinadas.

 

 

Quinto Passo

        Afinar a corda grossa do 5º par, pressionando-à na quinta casa (veja o gráfico). Temos 9 cordas afinadas.

 

 

Sexto Passo

        Falta somente a corda fina do 3º par. Vamos afiná-la através da corda fina do 4º par, tocada na quarta casa. Pronto, temos as dez cordas afinadas.

 

        Vale dizer que é sempre bom dar uma repassada na afinação depois que se executa os seis passos. Isso porque quando a viola está muito desafinada (principalmente quando se coloca cordas novas), ao se modificar a tensão de uma corda é através do processo de afinação, o braço dá uma pequena arqueada, imperceptível aos olhos, mas que faz com que as outras cordas fiquem ligeiramente desafinadas.

RSS

ACESSO GRATUITO

Viola Brasileira e Sua Possibilidades, de Fernando Deghi.
GRATUÍTO!!! Acesse o link, visualize, estude, ouça as músicas e pode imprimir!!!
Segue link: ( copie e compartilhe )
https://db.tt/tCzT1FoT
Contribua com a divulgação deste ebook virtual com seus amigos, escolas de musica, conservatórios, violeiros... Compartilhem este trabalho em prol do ensino da viola à aqueles que tanto querem aprender. Agradeço desde já imensamente por compartilharem este trabalho

  

Lu Pasinato

Essencialmente autoral, predominantemente instrumental e totalmente acústico, “Aldeia”, o novo trabalho de Lu Pasinato, apresenta em cada uma das músicas, ritmos característicos da viola como o Cururu, o Catira, o Chamamé e o Pagode onde o músico traz à tona sua vivência, sem perder a identidade sonora de sua viola.

Nesse disco, as porteiras são abertas para o passeio por uma aldeia brejeira, que apresenta seus lugares, seu povo, seus encantos e sua simplicidade, tendo como guia e condutor, a viola caipira e sua sonoridade única e apaixonante! Conheça em:

https://soundcloud.com/lupasinato

Trem Caipira

Ouça, todos os dias, 

Trem Caipira

4h às 7h, com Múcio Bolivar
Sendo:
Das 4 h as 6h Música Caipira e das 6h as 7h músicas de viola em geral.

Fórum de discussão

Exercícios

Iniciado por Bruno Grossi :: BG. Última resposta de Bruno Grossi :: BG 4 Abr, 2011. 10 Respostas

Dúvidas

Iniciado por Bruno Grossi :: BG. Última resposta de daniel rocha 12 Nov. 6 Respostas

Rio Abaixo

Iniciado por Cláudio Roberto de Oliveira. Última resposta de Cláudio Roberto de Oliveira 16 Nov, 2010. 6 Respostas

Eu a Viola e Deus!

Iniciado por Fábio Carvalho. Última resposta de luciano de melo martins 20 Fev, 2012. 5 Respostas

luzero

Iniciado por marcus lins. Última resposta de Bruno Grossi :: BG 27 Abr, 2011. 5 Respostas

Minha viola quebrou o braço!

Iniciado por MANOEL BERNARDES DE LARA JUNIOR. Última resposta de MANOEL BERNARDES DE LARA JUNIOR 22 Nov, 2011. 4 Respostas

Brincando com a viola ( Bambico )

Iniciado por Rodrigo Ribeiro. Última resposta de Fabiano Alves 11 Mar, 2011. 4 Respostas

TEORIA APLICADA AOS INICIANTES

Iniciado por CLEVERSON RIZINESK. Última resposta de Dilson João Nobre Maffei 25 Nov, 2011. 3 Respostas

Violas

Iniciado por Sérgio Marinho. Última resposta de Sérgio Marinho 8 Mar, 2010. 3 Respostas

© 2014   Criado por Bilora.

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Se achegue! A casa é sua!